Dosimetria

Para a medição exacta das doses dos feixes de radiação que caracterizam os aceleradores lineares utilizados em radioterapia a PTW dispõe de um fantoma de água automático, para todas as medidas necessárias a essa tarefa. Estes fantomas, concretamente, MP3 e MP3-M, possuem sistemas tridimensionais de varrimento para um posicionamento preciso do ponto a medir.
Os produtos OCTAVIUS e DIAMOND são soluções independentes para a verificação de dose, com vários acessórios disponíveis, tornando-se uma gama versátil para o controlo de qualidade e dosimetrias complexas dos aceleradores lineares. O software DIAMOND é um software para verificação independente das Unidades Monitoras.

Fantoma MP3

Electrómetro UNIDOS webline

Os equipamentos UNIDOS webline e UNIDOS E são electrómetros de dosimetria absoluta de alto desempenho usualmente utilizados para medições regulares.
Além dos electrometros a PTW tem sido desde as suas origens a pioneira no desenvolvimento de câmaras de ionização. As câmaras FarmerMarkus ou Roos são alguns exemplos. Para a medição de pequenos volumes existem também os modelos de câmaras Semiflex,  PinPoint e  microDiamond. Para situações muito particulares utilizam-se díodos que também fazem parte da gama de detetores da PTW.
Para controlo de qualidade dos aceleradores a marca fabrica além do prestigiado OCTAVIUS o dispositivo QuickCheck webline, fácil de utilizar no seu uso diário.

Para a medição e mapeamento da dose de radiação a empresa Ashland desenvolveu uma linha de produtos inovadores de dosimetria fotográfica, as peliculas radiocrómicas Gafchromic, com especial realce para a versão para altas energias EBT3 e para o software associado à análise das mesmas FilmQA Pro™. De modo a fornecer uma solução chave na mão dispomos também do scanner EPSON Expression 11000.

Películas Gafchromic

Dosimetry check

No campo da dosimetria in vivo representamos e distribuímos as soluções Dosimetry Check e dosímetros Mosfet, desenvolvidos respectivamente pela MathResolution e Best Medical.